quinta-feira, 11 de março de 2010

Rincon Sapiência vulgo Manicongo ... Elegantemente conectado a África, entenda porque.

Salve a todos! Não sei se é um fato mas imagino muitos já devem ter se perguntado o por que do nome Manicongo, então aproveito o momento pra esplicar e pra isso terei que contar uma história. O primeiro ponto é o seguinte, sou fã de uma rapper chamado Nasir Jones mais conhecido como Nas, e na música "I Can" ele diz algo do tipo "antes de chegarmos a esse país(no caso dele Estados Unidos da América) éramos reis e rainhas e não macacos de varanda"(peguei esse verso nesses sites de tradução, daí já viu, acredito que não foi bem isso que ele disse, mas fica aí o sentido da idéia). Essa é uma idéia loca, somos condicionados a aprender que somos descendentes de escravos, e essa não é a história da África e sim um momento da história da África, o Egito pra quem não sabe é um país de povo preto situado no norte da África, desse país temos como influência pro mundo a geometria, a exemplo temos as pirâmides, a astrologia que é muito presente nessas revistas voltadas para o público de classe média e por aí vai, ou seja, a partir dessa música iniciei uma pesquisa a respeito dos reis pretos, considerando que nem sempre se usava o nome rei para o cargo supremo de uma monarquia. Nessas pesquisas cheguei até o Congo, lembrando que tudo indica que a maioria dos pretos aqui no Brasil foram trazidos de Angola, mas temos registros da cultura Yoruba, etnia que se situava na região que hoje é a Nigéria, e também do Congo, a exemplo temos manifestações como o Maracatu e também a Congada, onde o próprio nome remete ao país. O Congo é um país onde também existia uma monarquia e manicongo é o nome que se davam aos reis, ou seja, o "rei Pelé" seria chamado de "manicongo Pelé", daí então que a minha criatividade começa a trabalhar, a minha avó dançava Congada disse o meu pai, ela é de Minas Gerais, o lendário Chico Rei era um rei preto e era de Minas Gerais... pensando bem, quem me garante que eu não seja descendente direto de um rei, ou melhor, de uma manicongo. Junto isso com aquela tradicional prepotência do rap onde me coloco como o melhor do jogo, e surge o nome Rincon Sapiência vulgo Manicongo, o rei do rap, o manicongo do rap, mais enfim, prepotências a parte, no meu ponto de vista esse tipo de informação ergue a estima dos afrodescendente.
Autoestima é algo que falta pro afrodescente, e como todo gueto é kilombo, diria que algo que falta pro gueto, independente do tom da melanina, e daí surge a música onde o Manicongo se manifesta: "Elegância", deixando a prepotência e indo pros fatos, a música de rap nacional mais tocada na noite de São Paulo, do "underground" as festas de "boy", garotas gritam quando o Dj solta "Mani-Ma-Mani-ManiMani...Manicongo"



Certo, ainda não acabei, sei que é cansativo ler textos pelo computador, mas esse é o máximo que posso resumir, enfim, agora esplicarei a segunda parte dá idéia, a tal conexão com a África, certo dia minha dama me enviou um link e me disse: "descobri de onde você tirou essas idéias de elegância e tudo mais" então assim que abri o link me deparei pretos do Congo, altamente elegantes, seguindo todo conceito da minha música "na pegada africana nada discreto... combinando amarelo, verde vermelho", estou falando de um movimento chma sapeurs, um grupo de habitantes do Congo que se vestem e se comportam como dândis, trajados à maneira dos colonizadores belgas e franceses que viviam no país durante o século XIX. Sapeur vem de SAPE(lembra um pouquinho até o Sapiência), abreviação de Société des Ambianceurs et des Personnes Élégantes, ou Society of Tastemakers and Elegant People, ou ainda Sociedade das Pessoas Elegantes e Formadoras do Gosto. Infelismente ainda não me visto tão bem quanto eles, mas se liga:






Certo dia fui pra sessão de fotos com meu chapa Francisco Terra, chegamos no lugar e tinha logo um sofá entre os barracos, sem pensar muito aprontei meu figurino e tirei umas fotos.



Agora se liga no link http://www.photodantam.com/portfolio/portfolio.html e confira até onde vão as semelhanças... Elegantemente conectado a África, entenderam por que?




3 comentários:

  1. Hey!!egal seu blog! Eu morei na África um tempo, voltei ao Brasil em janeiro e tenho um blog sobre meu tempo lá, dá uma olhada:

    http://boiandoemmocambique.wordpress.com/

    abraço mano!

    Rafa

    ResponderExcluir
  2. yeah sou d cabo verde tambem faço rap com AFRKA NA MIM ..assim que digo enn kriol d cabo verde e NAS,DEAD PREZ ... me influenciou muito na forma d fazer o meu hip hop...gostaria d trocar ideia com vc.. mue mano sinti a tua muzika tb.. www.myspace.com/estrelakappahiphopart este é mue myspace meu mail 4artakappa@gmail.com yeah one luv

    ResponderExcluir
  3. oie! curti as fotos... são belas! vou escrever sobre isso depois... vou pesquisar e tbm quero falar disso! heehhe! =D

    ResponderExcluir