terça-feira, 9 de março de 2010

PARTIDO POLÍTICO DEM CORRESPONSABILIZA NEGROS PELA ESCRAVIDÃO.

ESCRAVO FOI PRINCIPAL ITEM NA EXPORTAÇÃO NA ÁFRICA, DIZ SENADOR NA 1ºAUDIÊNCIA NO STF SOBRE COTAS.

Nota publicada no dia 04/03/2010, no caderno cotidiano do jornal Folha de S. Paulo



O senador Demóstenes Torres(DEM-GO, mesmo partido do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab) se pronunciou contra as cotas raciais, isso foi em uma audiência pública que ocorreu no Supremo Tribunal Federal. Quanto ao fato de ser contra as cotas poderíamos dizer que é normal, já que esse fato divide opiniões, mesmo com os indicadores positivos que apontam maior desempenho dos cotistas em relação aos não cotistas. O grande detalhe foi a justificativa do senador, membro de um partido que por sinal tem o nome de "Democratas", o mesmo argumentou o seguinte: "Todos nós sabemos que a África subsaariana forneceu escravos para o mundo antigo, para o mundo islâmico, para a Europa e para a América. Lamentavelmente. Não deveriam ter ter chegado aqui na consição de escravos. Mas chegaram(...)Até o princípio do século 20, o escravo era o principal item de exportação da pauta econômica africana." "Fala-se que as negras foram estupradas no Brasil. Fala-se que a miscigenação deu-se no Brasil pelo estupro. Fala-se que foi algo forçado. Gilberto Freire que hoje renegado mostra que isso se deu de forma muito mais consensual".

Desde 2003 cerca de 52 mil alunos já se formaram tendo ingressado na faculdade como cotista, e diante de uma argumentação dessas, reforçamos o termo que por várias vezes é usado para definir o racismo no Brasil, o racismo "camuflado" ataca, em um país que de fato é miscigenado e acaba dando uma impressão de igualdade, mas na balança social não há miscegenação, na economia "parda", "morena" ou "mulata" diante de uma séria de repressões e opressões os afrodescentendes se encontram em uma posição social inferior, não por conta de inteligência ou algo do tipo e sim por conta das consequências dessas repressões.



Na própria edição do caderno cotidiano do jornal Folha de S.P o historiador Luiz Felipe de Alencastro contraria as argumentações do senador. "Se fosse assim, por que a mestiçagem retrata invariavelmente uma situação em que o homem genitor(mas não marido) é da camada dominante e a mulher é sempre da camada dominada(mulata ou negra)? Por que não existem casos de mulheres brancas casando-se com negros no século 19?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário